As cerimónias provinciais foram orientadas por Exmo Senhor Director da DPAP Francisco Feijão Matanganhete em representação da S.Excecia Francisco Daniel Chapo Governador da Provincia de Inhambane sob o lema,“Por uma pesca e aquacultura sustentáveis, contribuindo para a integridade dos ecossistemas aquáticos”.
Foram apelados aos profissionais da pesca e a todos actores desta arte para uma maior vigilância no combate à pesca ilegal e o uso de práticas prejudiciais a sustentabilidade da pesca.
Pescar de forma responsável é desenvolver a nossa província e o país em geral. As mudanças climáticas e a preservação do ambiente exigem de nós todos, a capacidade de adaptação das nossas práticas de pescas dada a grande importância dos produtos da pesca e a necessidade de preservação do habitat do peixe e outros produtos aquáticos, por constituírem fonte do sustento e segurança alimentar para muitos em particular para a comunidade pescadora.
Por este motivo, queremos aproveitar a ocasião para saudar os pescadores, armadores, processadores de pescado e demais profissionais ao longo da cadeia de valores da pesca pelo seu empenho, dedicação, e devoção a esta actividade que muito tem contribuído para o crescimento da nossa economia.
Ao terminar apelou a comunidade de pescadores para que digam “Não” ao uso de artes nocivas à pesca, pautando pelo uso sustentável dos recursos marinhos, realização da actividade pesqueira em mar aberto bem como a conservação e restauração dos ecossistemas dos marinhos.
Enviar um comentário